(19) 3467.9191

Tendências de inovação para 2023 que influenciam no setor metalúrgico

Compartilhar esta postagem

O mundo está em constante evolução. São novas tecnologias descobertas e uma mudança na forma de pensar, agir e, por que não dizer, de fabricar produtos e bens de consumo. O aprimoramento da inteligência artificial, a automação e a impressão 3D estão em expansão por todos os segmentos e há uma série de tendências de inovação para 2023 que influenciam o setor metalúrgico e não passam despercebidas. Neste artigo, tratamos um pouco mais sobre o tema. Ficou interessado? Então, boa leitura!

Empresas modernas abraçam as tendências de inovação

São diversas as tendências de inovação que influenciam o setor metalúrgico. É fato que aquelas empresas que têm abraçado a modernidade e incorporado tecnologias avançadas ao seu processo de fabricação acabam por se tornar mais competitivas e, por consequência, bem-sucedidas no mercado global. Abaixo vamos descrever um pouco mais cada uma delas. Acompanhe!

Indústria 4.0.

Esse é um conceito que remete à quarta revolução industrial, com a integração de tecnologias avançadas e que fazem parte das tendências de inovação do mercado, Podemos mencionar a inteligência artificial, a internet das coisas e a automação, por exemplo, como algumas delas já inseridas no processo de produção de muitas indústrias. São todas tecnologias capazes de ajudar metalúrgicas a melhorarem a eficiência a partir da redução de custos e do aumento da qualidade do produto final.

Manufatura aditiva

O termo talvez não lhe pareça muito comum, mas se falarmos da impressão 3D tudo fica mais claro. Ela é cada vez mais popular em diversos segmentos, incluindo o setor de metalurgia. A impressão 3D de peças metálicas faz parte das tendências de inovação e pode trazer mais eficiência e economia que os métodos tradicionais de fabricação. Além disso, também permite a criação de peças complexas e que não poderiam ser fabricadas de outra maneira.

Inteligência artificial

Ela está cada vez mais sofisticada e pode ser empregada ​​para otimizar os processos de fabricação, prevendo falhas em equipamentos e melhorando a eficiência energética. Isso, claro, ajuda as metalúrgicas a reduzirem seus custos, aumentando a produtividade e melhorando a qualidade dos produtos. A IA certamente está entre as tendências de inovação do setor.

Automação

Esse é um processo em curso já faz algum tempo, mas que agora tem ocupado mais espaço nas indústrias metalúrgicas. A automação está entre as tendências de inovação que são capazes de aumentar a produtividade transferindo mais  eficiência aos processos. Isso envolve a redução de custos, a eliminação de processos manuais repetitivos e a atribuição para as máquinas de tarefas mais complexas e que exijam alta precisão.

Sustentabilidade

As tendências de inovação para o setor metalúrgico envolvem alta tecnologia essencialmente, mas não desprezam algo crucial: a preocupação com o meio ambiente. Cada vez mais há empresas à procura de maneiras de minimizar o impacto ambiental e isso inclui, por exemplo, o uso de materiais reciclados e a implantação de procedimentos mais eficientes no que diz respeito ao consumo de energia.

Malcon Metalúrgica garante qualidade com alta tecnologia

A Malcon Metalúrgica é uma das maiores do segmento na Região Metropolitana de Campinas. Uma empresa séria e confiável, que entrega soluções completas e de qualidade garantida. Tudo graças a equipamentos de última geração, processos modernos e uma equipe altamente qualificada. Quer saber mais? Acesse nosso site, conheça nossos serviços e produtos e, se precisar, converse com um de nossos consultores. Moderna e atualizada, assim é a Malcon.

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro de nossas notícias.

Soluções

Malcon Metalúrgica celebra 19 anos

Este ano, a Malcon Metalúrgica celebra 19 anos, marcando quase duas décadas de excelência no setor metalúrgico. Desde sua fundação, a Malcon tem se dedicado