(19) 3467.9191

Soluções estruturais completas para o segmento de energia

Compartilhar esta postagem

A energia é a base para todos os processos da indústria e, por isso, requer um cuidado todo especial para o desenvolvimento da empresa. Todo o sistema precisa ser protegido de sobrecargas e de ações externas para que possa funcionar de forma eficaz, evitando danos ao maquinário e riscos aos operadores. A Malcon Metalúrgica possui soluções estruturais completas para o segmento de energia. Neste artigo, vamos explicar como isso pode ser útil para sua empresa. Boa leitura!

Soluções estruturais completas desde a fase de projeto

É fato que a Malcon possui soluções estruturais completas para o segmento de energia e isso começa pelos projetos. A empresa emprega alta tecnologia e utiliza os mais avançados softwares 3D e de programação PCP no desenvolvimento dos trabalhos. Soma-se a isso o  uso de matéria-prima de qualidade comprovada e equipamentos de última geração e os serviços de corte, dobra, solda, tratamento e pintura, que são realizados com a precisão e qualidade que o segmento requer.

Corte a laser: rápido, eficiente e preciso

Desenvolvido o projeto, colocá-lo em prática exige também muita tecnologia. Rápido e silencioso, o sistema de corte a laser é adotado pela Malcon porque garante um trabalho eficiente, preciso e com acabamento excelente. A precisão, por sinal, permite a produção de peças delicadas e complexas, além de variados formatos.

Vale dizer também que com o corte a laser há aproveitamento máximo de material, minimizando as perdas e a quantidade de sucata, o que reflete diretamente na economia. São oito máquinas com capacidade de corte de 16 milímetros de espessura nas dimensões de 4×2 metros.

Dobra para a fabricação em série ou pequenos lotes

O passo seguinte de muitos processos é a dobra, que é feita a frio. Por meio dela é possível fabricar peças com paredes finas ou grossas a partir de chapas ou fitas de metais e ligas diversas. Para a operação, a Malcon disponibiliza dobradeira de 350 toneladas para 1/2″ em 4 metros e 14 dobradeiras CNC (Controle Numérico Computadorizado).

O processo é mais indicado para a fabricação de peças em série, uma vez que a alta produtividade reflete no custo reduzido por exemplar, preservando o bom acabamento, a alta resistência e o baixo custo de controle de qualidade, em função da uniformidade das peças. O modelo, contudo, também pode ser aplicado em pequenos lotes.

Soldas a ponto, laser, MIG e TIG

Quando se trata de soluções estruturais completas para o segmento de energia, a soldagem está incluída. A Malcon trabalha com solda a ponto, solda a laser, MIG e TIG, de acordo com o material empregado na confecção da peça. Como diferencial, utiliza células de solda robotizada. Isso garante precisão e confiabilidade na soldagem.

Tratamento com poder isolante e mais aderência à pintura

Antes de receber o acabamento com pintura, as peças produzidas pela Malcon passam por tratamento de fosfatização a frio de Zinco, que confere ao produto alto poder isolante químico e elétrico, além de baixa porosidade. Isso aumenta a capacidade de aderência da superfície à pintura e aplicação de adesivos. A camada aplicada é de 7 a 10 micros e a superfície da peça fica pronta para receber a pintura, seja a pó ou líquida.

Materiais de grande porte requerem tratamento por meio de jateamento com granalha de aço Grana 60. Para as peças e partes internas dos produtos, a empresa emprega o processo de Zinco Trivalente, também com camada de 7 a 10 micros. Soluções estruturais completas para o segmento de energia exigem diversidade.

Pintura eletrostática, a pó ou líquida em processo contínuo

A pintura, mais que acabamento, tem um papel de grande importância como parte das soluções estruturais completas para o segmento de energia.A Malcon possui processo de pintura em linha contínua.

A eletrostática, por exemplo, reveste metais como o aço e o alumínio em um processo no qual tinta e objeto recebem cargas elétricas opostas. Isso leva à atração física e formação de uma camada protetora e de acabamento.

Para projetos que exigem grande resistência ao impacto, à corrosão e à radiação dos raios UV, a pintura a pó é a mais indicada por sua versatilidade, que permite a aplicação em camadas finas ou espessas, preservando o acabamento final de alto padrão. Para equipamentos de grande porte e uso desabrigado, a indicação é a pintura líquida.

Malcon Metalúrgica tem soluções estruturais completas para o segmento de energia

Agora você já sabe que a Malcon possui toda estrutura, do projeto ao acabamento final, algo que só uma das maiores metalúrgicas da RMC (Região Metropolitana de Campinas) é capaz. Se a sua empresa precisa de soluções estruturais completas para o segmento de energia, conheça nossos produtos, processo de fabricação e serviços.

Visite nosso site e conheça mais sobre a Malcon. Precisa de um orçamento? Nossos consultores estão à sua disposição.

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro de nossas notícias.

Soluções

Malcon Metalúrgica celebra 19 anos

Este ano, a Malcon Metalúrgica celebra 19 anos, marcando quase duas décadas de excelência no setor metalúrgico. Desde sua fundação, a Malcon tem se dedicado