(19) 3467.9191

Soluções em chaparia para grupos geradores e energia renovável

Compartilhar esta postagem

A chaparia metálica está presente no segmento industrial nacional em diversas aplicações, desde tubulações até os projetos de máquinas dos mais variados segmentos. Ela é essencial para proteger os equipamentos e garantir sua durabilidade e desempenho. Além disso, facilita a sua integração ao ambiente onde são instalados. Neste artigo, vamos tratar especificamente de soluções em chaparia para grupos geradores e energia renovável. Interessado no tema? Então, boa leitura!

Onde entra a chaparia quando o assunto são grupos geradores e energia renovável?

Quando falamos em soluções em chaparia para grupos geradores e energia renovável estamos nos referindo a componentes e estruturas metálicas que são utilizadas na fabricação e instalação de equipamentos. Neste caso, de geradores elétricos e sistemas de energia renovável, como os painéis solares e as turbinas eólicas, por exemplo.

Proteção aos conjuntos dos grupos geradores

No caso dos grupos geradores, a chaparia é usada para assegurar a eficiência dos equipamentos. Isso é fundamental porque esses grupos são conjuntos compostos por um motor de combustão – movido a gás natural ou diesel, por exemplo – que, acoplado a um gerador, converte energia mecânica em elétrica e não podem ficar expostos. Ao contrário, precisam estar protegidos da ação nociva da poeira, umidade e das intempéries, como a chuva e o sol.

Células fotovoltaicas e geradores eólicos abrigados

Já quando o assunto é energia renovável, nos painéis solares, por exemplo, a chaparia é importante para proteger as células fotovoltaicas, responsáveis por converter a luz solar em eletricidade, além de funcionar como suporte mecânico e estrutural. Nas turbinas eólicas, a chaparia forma a carcaça externa da turbina, fornecendo o suporte às pás, ao eixo e ao gerador interno, assim como protege o gerador interno e outros componentes das condições climáticas adversas.

Malcon desenvolve todos os processos desde o projeto

Claro que para atender a todas essas demandas, o material empregado na chaparia para grupos geradores e energia renovável passa por uma série de processos. E tudo começa por um projeto bem elaborado. A Malcon emprega modernos softwares 3D e sistemas avançados de programação PCP que, aliados à escolha rigorosa da matéria-prima de excelente qualidade, maquinário de última geração e mão de obra especializada, resultam em soluções precisas e eficientes.

Na prática, a quais processos a chaparia é submetida?

Basicamente, são cinco processos aos quais a chaparia é submetida para atender aos projetos de grupos geradores e energia renovável. Corte, dobra, solda, tratamento pré-pintura e a pintura propriamente dita. Vamos explicar sobre cada um deles

  • Corte a laser: eficaz e econômico, é caracterizado por sua precisão e excelente acabamento. Método rápido, silencioso e que entregar resultados de alta qualidade Esse tipo de corte é reconhecido pelo aproveitamento máximo de material, proporcionando economia.
  • Serviço de dobra: Trabalho essencial para a fabricação de peças em série. Vários projetos usam o método, que é feito a frio e atende tanto a peças de paredes finas como as estruturas grossas. Proporciona alta produtividade; custo reduzido por peça; ótimo acabamento e alta resistência.
  • Solda de qualidade: emprega células de solda robotizadas, que proporcionam precisão e confiabilidade na soldagem em todos os processos, seja de solda ponto a ponto, solda a laser, MIG ou TIG.
  • Acabamento perfeito: O processo que antecede a pintura é feito a partir da fosfatização de Zinco a frio, jateamento com granalha de aço Grana 60 para materiais de grande porte e Zinco Trivalente, utilizado em peças e partes que ficam no interior dos produtos.
  • Pintura: eletrostática, em pó ou líquida, cada uma voltada a um tipo específico de projeto. A Malcon conta com todas elas e em linha contínua. A eletrostática é usada para revestimento de metais, enquanto a em pó possui grande resistência a impacto, corrosão e radiação U.V. A líquida, por sua vez, é indicada a equipamentos de grande porte para uso desabrigado.

Soluções em chaparia para grupos geradores e energia renovável é com a Malcon

Agora você entende a atuação da chaparia para grupos geradores e energia renovável e sabe que precisa contar com um fornecedor capaz de atender ao seu projeto com qualidade e confiança, de ponta a ponta. Então, que tal visitar nosso site e conhecer tudo o que a Malcon tem a oferecer para seu projeto? Converse com um de nossos consultores e adicione eficiência e qualidade ao seu projeto.

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro de nossas notícias.

Soluções

Malcon Metalúrgica celebra 19 anos

Este ano, a Malcon Metalúrgica celebra 19 anos, marcando quase duas décadas de excelência no setor metalúrgico. Desde sua fundação, a Malcon tem se dedicado