(19) 3467.9191

Desvendando os segredos dos grupos geradores e energia renovável

Compartilhar esta postagem

O desenvolvimento econômico e industrial está diretamente relacionado ao consumo de energia e a alta demanda nem sempre é suprida de forma eficaz pelo sistema de distribuição. Assim, cada vez mais é necessário contar com um backup eficiente. Neste artigo vamos tratar deste tema desvendando os segredos dos grupos geradores e energia renovável. Interessado? Então, siga a leitura até o fim!

O que são grupos geradores e energia renovável?

Antes de mais nada é preciso entender o que são grupos geradores e energia renovável. E também, claro, a relação entre eles. Comecemos pelos grupos geradores. Eles são compostos, basicamente, por dois componentes: um motor e um alternador que, em operação, são capazes de converter energia mecânica em energia elétrica.

Motor e alternador são os mecanismos básicos

O motor é responsável pela geração da força mecânica que, por sua vez, é necessária para o funcionamento do alternador. Os motores usados em grupos geradores normalmente são movidos a diesel, gás natural ou ainda a gasolina. O alternador, por sua vez, é quem converte a força mecânica em energia elétrica e nele há um rotor e um estator.

Campo magnético e corrente elétrica

O rotor do alternador é girado pelo motor e o estator produz o campo magnético que induz uma corrente elétrica nos enrolamentos do rotor. Assim, acontece a “mágica” da geração de energia para uma variedade de aplicações. Abaixo, selecionamos algumas delas:

Energia de backup

A proposta aqui é que, em caso de queda de energia, os grupos geradores possam fornecer energia e, assim, manter sistemas essenciais em funcionamento como, por exemplo:

  • Hospitais;
  • Supermercados, e
  • Aeroportos.

Construção civil

Neste caso, os grupos geradores são empregados no fornecimento de energia para variados tipos de máquinas e equipamentos de construção.

Indústria

Os grupos geradores são amplamente utilizados para o fornecimento de energia para processos industriais. Isso os torna de grande utilidade, uma vez que paradas de energia podem prejudicar sensivelmente a produção e, por consequência, a lucratividade.

Eventos em geral

Outro emprego frequente dos grupos geradores está no fornecimento de energia para eventos públicos, entre eles shows e festivais.

Classificados de acordo com sua potência

A potência dos grupos geradores é medida em kVA (quilovolt-ampére). Os de menor potência, geralmente aqueles com até 15 kVA, são empregados em aplicações domésticas ou comerciais de pequeno porte. Enquanto isso, os grupos geradores de maior potência, acima dos 15 kVA, são indicados a aplicações comerciais ou industriais de médio ou grande porte.

A relação com a energia renovável

A relação entre grupos geradores de energia e energia renovável é de complementaridade. Ou seja, os grupos geradores são utilizados para fornecimento de energia em forma de backup para sistemas de energia renovável que sejam intermitentes ou ainda para fornecer energia em áreas onde a energia renovável não é viável. Veja alguns exemplos abaixo:

Energia solar

Os grupos geradores são utilizados ​​para fornecimento de energia de backup para sistemas de energia solar fotovoltaica. Esse tipo de empregabilidade é importante porque a produção de energia pode cair em dias nublados ou chuvosos.

Energia eólica

Também são frequentemente usados ​​para fornecer energia a sistemas de energia eólica. Ocorre que em algumas áreas os ventos podem ser fracos ou ainda inconsistentes.

Biomassa

Por fim, os grupos geradores podem ser usados ​​para fornecer energia para sistemas de energia a biomassa. A biomassa é uma fonte de energia renovável e pode ser produzida localmente.

Mais confiabilidade e disponibilidade

Fato é que a utilização de grupos geradores de energia com sistemas de energia renovável aumenta a confiabilidade e a disponibilidade de energia renovável. Isso ajuda a reduzir a dependência de combustíveis fósseis e promove a transição para uma matriz energética mais sustentável.

Especialista em equipamentos para grupos geradores de energia

E agora que você já entendeu a importância de grupos geradores e energia renovável, precisa saber também que a Malcon Metalúrgica é especialista na fabricação de equipamentos para grupos geradores de energia. São painéis modulares e caixas de comando e de embutir desenvolvidas com alta tecnologia e mão de obra qualificada. Quer saber mais sobre nossos produtos e processo de fabricação? Visite nosso site e fale com um de nossos consultores. Faça seu orçamento e garanta energia o tempo todo.

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro de nossas notícias.

Soluções

Malcon Metalúrgica celebra 19 anos

Este ano, a Malcon Metalúrgica celebra 19 anos, marcando quase duas décadas de excelência no setor metalúrgico. Desde sua fundação, a Malcon tem se dedicado