(19) 3467.9191

Como evitar riscos ambientais na indústria metalúrgica

Compartilhar esta postagem

É fato que a indústria de metalurgia é uma das mais visadas e cobradas quando se trata do atendimento de normas vigentes na legislação ambiental. Isso gera uma pressão para uma constante vigilância a fim de manter o padrão de qualidade sem causar danos ao meio ambiente. Neste artigo, vamos tratar do tema e de como evitar riscos ambientais na indústria metalúrgica. Interessado no assunto? Então, boa leitura!

Riscos ambientais na indústria metalúrgica: medidas que podem prevenir

A indústria metalúrgica está sempre no campo de visão da fiscalização ambiental justamente porque ela pode causar impactos significativos ao meio ambiente. Isso pode ocorrer tanto em função do consumo intenso e, às vezes, excessivo de recursos naturais ou ainda pela geração de resíduos perigosos. Mas, calma! Há, sim, várias medidas que podem ser adotadas para prevenir ou minimizar os riscos ambientais associados. Selecionamos aqui algumas ideias de boas práticas:

Gerenciamento de resíduos

Implementar um sistema eficiente para o gerenciamento dos resíduos que a sua produção gera, incluindo a segregação correta desse material, seu tratamento adequado e, se possível, sua reciclagem, é muito útil para reduzir os riscos ambientais. No que diz respeito ao descarte de resíduos perigosos, esteja certo de cumprir as regulamentações locais e nacionais relacionadas ao tema.

Eficiência energética

Promover o uso eficiente de energia em todas as etapas do processo de produção e realizar auditorias energéticas para identificar áreas de alto consumo são ações importantes.  Experimente implementar medidas de redução do consumo de energia, como a instalação de máquinas e equipamentos mais eficientes. Além disso, treine seus funcionários para o uso adequado dos equipamentos. Além de um benefício à natureza, isso pode ter reflexo positivo na economia da empresa.

Conservação de água

A água é um bem vital. Por isso, a indústria metalúrgica precisa desenvolver programas que visem a conservação do recurso natural, como a reutilização em processos de resfriamento ou ainda a instalação de sistemas voltados à recuperação e reaproveitamento da água de chuva. Não esqueça de reduzir o desperdício e tratar corretamente os efluentes líquidos antes do descarte.

Controle as emissões atmosféricas

Monitore as emissões atmosféricas, em especial às que são resultantes de operações como a combustão de combustíveis fósseis, fundição de metais e tratamento térmico dentro dos processos da indústria metalúrgica. Utilize equipamentos que ofereçam controle da poluição do ar, ou seja, filtros e sistemas de exaustão. Isso minimiza a liberação de gases de efeito estufa e outras partículas nocivas.

Capacitação e conscientização dos funcionários

Promova treinamentos regulares para seus funcionários. Isso reflete em conscientização sobre boas práticas e a respeito dos riscos ambientais associados às atividades da indústria metalúrgica. Uma boa dica é incentivar seus colaboradores a identificar problemas e implementar medidas voltadas à proteção ambiental.

Certificações e padrões ambientais

A busca por certificações ambientais como a ISO 14001, que determina as diretrizes de um sistema eficaz de gestão ambiental, é outra boa medida a ser adotada. Assim como manter padrões e práticas sustentáveis na operação e também na cadeia de suprimentos. Para isso, busque parceiros que estejam no mesmo nível de comprometimento de proteção ambiental.

Conheça a Malcon Metalúrgica, uma das maiores da RMC e de Minas

Se você procura um parceiro ideal, que atenda às normas ambientais vigentes  e entregue eficiência e qualidade dentro de prazos pré-estabelecidos, precisa conhecer a Malcon Metalúrgica. A empresa se tornou uma das maiores metalúrgicas para equipamentos de pequeno e grande porte da Região Metropolitana de Campinas e de Minas Gerais. Sua estrutura produtiva compreende desde a elaboração do projeto até a logística de entrega do produto ao cliente. Acesse o site, conheça nossos produtos e serviços e faça um orçamento com um de nossos consultores. Entregamos a solução completa que você busca.

Assine a nossa newsletter

Fique por dentro de nossas notícias.

Soluções

Malcon Metalúrgica celebra 19 anos

Este ano, a Malcon Metalúrgica celebra 19 anos, marcando quase duas décadas de excelência no setor metalúrgico. Desde sua fundação, a Malcon tem se dedicado